Periodicamente, o Instituto Pet Brasil informa os dados regionais do mercado pet em todo o território nacional. O IPB calcula que a região Norte concentra 6,3% da população pet brasileira, com cerca de 1.700 lojas que comercializam ração e acessórios para cães, gatos, aves, pequenos mamíferos e répteis. Nessa parte do Brasil, operam mais de 105 clínicas especializadas. Cerca de 6% do faturamento do mercado pet geral do país vem da região Norte.

“Observamos que a concentração de pets no mapa do Brasil acompanha a densidade populacional. Mas mesmo em estados menos populosos, como no Norte, há ampla oportunidade de negócios pois o padrão é o mesmo em todo o país: o pet é cada vez mais um membro da família”, comenta o presidente do IPB, José Edson Galvão de França.Em 2019, omercado pet deve chegar a R$ 36,2 bilhões em faturamento, alta de 5,4% frente ao ano passado.A participação do setor representa 0,36% do PIB, fatia grande o suficiente para superar os segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial.

Veja os números etado por estado:

Acre – Mais de 50 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 10 clínicas especializadas, e concentra 0,3% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 270 mil cães e mais de 95 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 176 mil.

Amapá – Mais de 30 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 5 clínicas especializadas, e concentra 0,3% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 108 mil cães e mais de 71 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 353 mil.

Amazonas – Mais de 230 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 20 clínicas especializadas, e concentra 1,1% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 868 mil cães e mais de 382 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 471 mil. al.

Pará – Mais de 725 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 40 clínicas especializadas, e concentra 3,1% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 977 mil cães e mais de 454 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 5,2 milhões.

Rondônia – Mais de 390 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 20 clínicas especializadas, e concentra 0,7% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 434 mil cães e mais de 215 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 883 mil.

Roraima – Mais de 55 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Reúne aproximadamente 5 clínicas especializadas, e concentra 0,2% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 108 mil cães e mais de 71 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 176 mil.

Tocantins– Mais de 240 lojas que comercializam ração e acessórios para pets. Registra aproximadamente 20 clínicas especializadas e concentra 0,6% da população brasileira de animais de estimação, sendo mais de 325 mil cães e mais de 239 mil gatos. Peixes ornamentais e aves canoras são cerca de 410 mil.

Sobre o Instituto Pet Brasil

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

Mais informações:

imprensa@institutopetbrasil.com

(11) 3030-9404/9436